Quercus e AZU - Ações discutidas na conferencia de imprensa, Viseu

14
Jun

Quercus com as populações na luta contra a mineração de Lítio

A Quercus, com o apoio dos movimentos das populações locais que se encontram sob a severa ameaça da exploração de lítio a céu-aberto, apresentou Denúncia à UNESCO de Ameaça Severa à Integridade do Sistema Agro-Silvo-Pastoril da Região do Barrosos, designado pela Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) Património Agrícola Mundial.

  1. Promoção de um encontro nacional com todos os Movimentos de Protesto e Associações Ambientalistas que lutam contra a exploração do Lítio em Portugal. Este encontro será o 1º Fórum Nacional Ambiente e Lítio a 15 de Junho, em Barco, Fundão, Serra da Argemela;
  2. Preparação e conceção de manifesto a entregar à Assembleia da República e ao Governo de Português, com posição adotada pelo 1º Fórum Nacional Ambiente e Lítio;
  3. Solicitar ao Governo Português a suspensão imediata das licenças de prospeção e/ou exploração de Lítio em Portugal e outros minerais, considerando a forma abusiva e desordenada dos atuais processos e procedimentos adotados;
  4. Solicitar a audição em comissão parlamentar (a criar) para audição de entidades e organizações, nomeadamente autarquias e associações ambientalistas;
  5. Promover junto das autarquias atingidas por eventuais áreas de prospeção e/ou exploração do lítio e outros minerais, ações de esclarecimento e debate público com as populações.

Em consonância e sintonia com a população de Boticas e de Montalegre, a Quercus, em defesa do património natural e do Património Agrícola Mundial do Sistema Agro-Silvo-Pastoril da Região do Barroso, apresentou denúncia formal à UNESCO, relativa à ameaça severa que representa a intenção de instalação de duas minas de lítio a céu-aberto, nesta região designada e reconhecida internacionalmente pelas suas características únicas a nível mundial. 

A Quercus entende que, sob a ameaça de exploração de lítio pelos projectos mineiros de Ampliação da Mina do Barroso e Exploração Mineira de Sepeda – Montalegre, é imperioso um esclarecimento por parte da UNESCO, relativo à manutenção da designação de Património Agrícola Mundial do Sistema Agro-Silvo-Pastoril da Região do Barroso, caso se verifique a instalação das explorações mineiras referidas.

A Quercus, considera por isso completamente inaceitável a ameaça atual que as explorações mineiras a céu-aberto preconizam, e vai utilizar todos os meios ao seu alcance para parar os atentados ambientais que estão em preparação. Em conjunto com as populações locais, a Quercus não deixará de agir junto das instâncias nacionais e internacionais no sentido de parar de vez os intentos insustentáveis das empresas de mineração.

A Quercus apoia as lutas das populações locais das diversas regiões do país que atualmente se encontram sob a ameaça da intenção de exploração de lítio em minas a céu-aberto que atualmente invadiu Portugal. Num movimento em tudo semelhante a uma onda de “garimpagem”, que em séculos passados caracterizou movimentos de mineração em outras regiões do globo, a Quercus vai iniciar uma campanha de luta contra a mineração de lítio.

Assim, no próximo dia 22 de Junho, no Auditório da ARPAZ, Barco, Covilhã, a Quercus organiza o 1º Fórum Nacional de Ambiente e Lítio – A Problemática do Lítio no Contexto Nacional, onde serão discutidos os impactos da mineração no meio natural e nos ecossistemas, e a desmistificação do papel do lítio na descarbonização e na mobilidade sustentável.

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...